Design para websites menos é mais

Design para websites: menos é mais

A frase “menos é mais”, criada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, é reconhecida mundialmente e muito citada pelos designers nas agências. Além disso, aqui na Poussée, o conceito ganha peso quando o assunto é criação de websites de alta performance.

Faça esse breve teste comigo. Pegue um papel e uma caneta e vamos desenhar. (Sim, desenhar!) Pense agora no modelo ideal de um e-commerce e comece a dispor os elementos que vou citar a seguir no seu papel.

Por exemplo, logotipo, carrinho de compra, banner principal e o call to action para saber mais sobre o produto do banner. Seu desenho tem algo semelhante com o abaixo?


Se a resposta foi sim, a explicação para isso é que o nosso cérebro prefere pensar em elementos simples e familiares. Isso é fluência cognitiva.

O que fazer então?

Quando entramos em um site totalmente diferente dos padrões preestabelecidos por nós, tendemos a rejeitá-lo, justamente pela prototipicidade.

Além disso, queremos uma experiência fácil, com poucos elementos e quando expostos a sites simples, julgamos eles como mais bonitos e que proporcionam melhor experiência de navegação e fluidez.

Claro que cada categoria deve ser avaliada com calma, porque o que funciona para um determinado segmento, provável que não funcione para outro, em outras palavras, aconselho você a entender seu público e o que eles esperam em termos de experiência única. Para te ajudar a criar um site simples e que siga o conceito “menos é mais”, listo abaixo algumas dicas valiosas para você considerar:

Avalie seu público

Converse com seu departamento de vendas para compreender a fundo o perfil do seu público. Acima de tudo. realize pesquisas quantitativas e qualitativas para traçar o perfil ideal. Estude cases e sites que o seu público acessa para entender o que eles esperam encontrar em suas páginas online.

Siga as regras de fluência cognitiva

Com as informações do seu público em mãos, você será capaz de entender aonde cada elemento deverá ser disposto. Portanto, essa fluidez é o que tornará seu site simples de navegar e exigirá muito menos do cérebro dos seus usuários. Eles facilmente encontrarão o que procuram em suas páginas.

Seja fiel a identidade visual da sua marca

Na regra do “menos é mais” respeitar o brandbook da sua marca, por exemplo aplicando de forma adequada seu logotipo e todos os elementos complementares, que ajudarão a fortalecer sua identidade, é extremamente importante para ter um site equilibrado e harmonioso.

  • Use respiros

Nossos designers são extremamente rigorosos quanto ao uso de respiros. Veja como aplicamos de forma adequada nesse site. Respiros servem para tornar a leitura mais agradável, a compreensão de ícones e imagens mais fácil e separar módulos de forma equilibrada. Use e abuse de espaços em branco.

  • Fique de olho na performance

Ok, design é extremamente importante, mas de nada adiantará ter um site simples e moderno, se ele demorar para carregar, tiver conteúdo cansativo e confuso, e por aí vai. Alinhar todos esses pontos garantirá um resultado fantástico.

Portanto, se você realmente quer elevar a taxa de conversão do seu site e melhorar seus resultados de vendas, você deve investir em uma homepage simples e fluida.

Uma agência parceira

Olhe para o seu site e veja se, mesmo após todas as dicas aplicadas, ele ainda continua confuso e poluído. Ter uma agência parceira capaz de criar sites de alta performance e focados em resultados é o melhor investimento para você não perder dinheiro.

A Agência Poussée é especialista no desenvolvimento de websites focados em conversão e estamos prontos para te ajudar. Espero que as dicas acima te ajudem a obter resultados expressivos. Forte abraço!

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.
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