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Será que seu blog é bom? Como ter um Blog de sucesso para sua marca

Será que ter um blog ainda faz sentido? A minha empresa precisa produzir artigos? Ter um blog é bom? Como eu faço para ter um blog de sucesso? Diariamente nós recebemos perguntas como essas. 

E já que o assunto é tão relevante, decidimos criar essa publicação para resolver de uma vez por todas essas e mais algumas outras questões que envolvem os tão famosos blogs.

Muito bem, então, se você deseja criar um blog para a sua empresa, ou se o blog que tem no seu site não está dando o resultado esperado, leia até o final que este artigo é todinho para você.

Vem comigo!

É possível criar um blog de sucesso hoje?

Vamos começar resolvendo a pergunta principal: será que é possível ter um blog de sucesso hoje? Será que faz sentido investir neste blog, quando os consumidores estão cada vez mais apressados, assistindo vídeos em velocidades aumentadas?

E a resposta é sim. É bem possível criar um blog de sucesso hoje.

Aliás, diversas soluções oferecidas pelos blogs não estão disponíveis em nenhum outro formato, ao longo do artigo você vai entender melhor o que quero dizer.

Qual é o primeiro passo para iniciar o meu blog?

Vamos lá, então agora que você já sabe que é possível ter um blog de sucesso hoje em dia, vamos conversar sobre o que é preciso para criar o seu blog agora mesmo.

Os passos básicos, são:

  • Escolher a plataforma;
  • Definir a persona (ou personas);
  • Ter um objetivo claro para o seu Blog;
  • Elaborar um planejamento de conteúdo que esteja alinhado com o funil de vendas;
  • Entregar mais do que o básico;
  • Aplicar SEO, sem perder de vista a qualidade dos artigos;
  • Integrar o Blog às estratégias de e-mail marketing e redes sociais.

Agora deixa eu te falar de cada item um por um.

Escolha a plataforma

Essa é fácil, você vai escolher onde o seu blog ficará hospedado. Aconselho que você utilize uma hospedagem própria, no lugar de serviços como Médium, Linkedin, etc. Uma vez que ter o seu próprio endereço é a melhor forma de se proteger contra as mudanças de políticas das redes sociais. 

Definir a persona, ter um objetivo e elaborar o planejamento de conteúdo

São três etapas que andam de mãos dadas. Entenda que para utilizar cada uma delas você terá que ter conhecimentos avançados de Marketing, sobretudo o Marketing Digital.

Mas, calma lá, se tem dúvidas de como implementar essas três etapas, clique aqui e veja este conteúdo onde eu explico um pouco mais sobre estes processos. 

Aplique o SEO sem perder de vista seu leitor

Este é um ponto importante, pois as estratégias de SEO são utilizadas para que o seu blog tenha melhor ranqueamento nos motores de buscas (principalmente no Google).

Falando de maneira bem prática e direta: SEO existe para que o seu Blog apareça entre as primeiras posições nas pesquisas.

Contudo, as estratégias de SEO também podem fazer com que o conteúdo fique genérico, robótico, sem vida. O que é péssimo para os seus leitores. Tem mais, o Google começou a penalizar blogs que estejam carregados de SEO, mas não trazem conteúdo engajante e relevante.

Então, na prática, você tem que se lembrar de escrever para o robô (para o Google), mas também escrever de maneira clara e direta para que os seus leitores gostem do conteúdo.

Integre o Blog às estratégias de Marketing Digital

Por fim, este é um sinal dos novos tempos. Antigamente era possível para uma empresa ter apenas um blog como principal forma de captação de clientes. Hoje isso não é mais possível.

O Blog precisa ser integrado em outras estratégias. Quando utilizado dessa maneira, ele se torna uma ferramenta fantástica de conversão de leads. 

Por que os Blogs são tão poderosos

Veja, um Blog ainda é a forma mais perene que você tem para produzir conteúdo na internet. Vídeos no Youtube dependem das políticas e da entrega do Youtube. Assim como todos os conteúdos produzidos no Instagram, Facebook, Linkedin, entre tantos outros portais.

Contudo, o seu Blog é o seu espaço online. Se ele estiver hospedado em um espaço contratado por você, e se o domínio for seu, isso significa que o seu blog é o seu terreno, é a sua casa própria.

Todas as outras plataformas e todas as outras redes sociais são alugadas. E você estará sempre correndo o risco de perder tudo (como já aconteceu tantas vezes antes). Ou ver o seu conteúdo perder engajamento por alguma mudança súbita.

Entretanto, um Blog próprio terá seus leitores, independente do que aconteça. 

Isso, por si, já é razão mais do que o suficiente para investir em Blogs.

Gostou deste artigo? Então que tal dar o próximo passo e aprender ainda mais sobre Marketing Digital para o seu negócio? 

Fique de olho no blog que postaremos mais conteúdos para ajudar a melhorar o seu conteúdo e destacar as suas estratégias.

Até mais. 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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