O que são tendências de marketing? São estratégias para colocar em prática o quanto antes e deixar a concorrência para trás.
No artigo de hoje nós vamos conversar exatamente sobre as melhores práticas do mercado em matéria de marketing. Tudo para que você seja capaz de posicionar a sua empresa de maneira diferente, ganhando assim a dianteira.
A nossa promessa já está no título: tendências de marketing para a sua empresa ficar de olho e sair na frente. Será exatamente isso que vamos entregar. Aquelas dicas quentinhas sobre estratégias que vão ganhar o mercado nos próximos meses.
E quem colocá-las em prática primeiro, certamente, terá uma vantagem competitiva.
Muito bem, vem ver de perto o que nós temos a falar sobre o assunto.
O que são estratégias de marketing
Vamos lá, primeiro precisamos tirar algumas dúvidas para que não ocorram confusões. Temos que delimitar bem o que são estratégias de marketing e o que são ações de marketing. Já que essas duas coisas podem parecer, em tempos, a mesma coisa.
Muito bem, uma estratégia de marketing é todo planejamento por trás de uma determinada ação. Ou seja, há estratégias de marketing visando aproximação com os clientes, ou então uso do storytelling, ou das gamificações, etc.
Já as ações de marketing são as formas executivas das estratégias. Por exemplo, a estratégia pode ser “investir em reconhecimento” e a ação ser “produzir mais vídeos para o Youtube”.
Percebe? Uma estratégia está por trás da ação.
Dito isso, neste artigo nós vamos mostrar as duas coisas, tanto estratégias em si, quanto ações que estão embasadas por estratégias.
Quais são as principais tendências de marketing
Muito bem, falando agora especificamente das tendências de marketing, as principais tendências para os próximos anos são:
- Gamificação
- Marketing de comunidade
- Storytelling
Esses três elementos vêm acompanhados por outros três pilares das estratégias de marketing digital, são eles:
- Storytelling – mais uma vez na lista
- Copywriting
- Social listening
Vamos falar sobre cada uma delas em mais detalhes.
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Gamificação – a estratégia dos jogos
Você já percebeu o quanto os jogos cresceram nos últimos anos? Podemos dizer, sem medo de errar, que a indústria dos jogos está em uma proporção nunca antes registrada. Cada vez mais pessoas estão jogando, de tal modo que muitos setores se incorporaram aos jogos.
E as estratégias dos jogos trazem resultados. Empresas estão aplicando a gamificação em seus treinamentos. Coisas como: Ganhar pontos, vencer desafios, superar fases, são elementos típicos de uma boa gamificação.
O marketing também conquistou essa tarefa e hoje inúmeras ações de marketing são gamificadas. Com pontos, desafios e tarefas para o público. Vale a pena ficar de olho.
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Marketing de Comunidade
O Marketing de comunidade também pode levar muitos outros nomes, mas ele é basicamente a tarefa de construir um número de seguidores em torno de uma marca.
Então, as empresas que investem em interações no Instagram, por exemplo, estão buscando o marketing de comunidade.
Essa estratégia é excelente para ganhar notoriedade em um setor, e ainda garantir um ótimo fluxo de caixa com as vendas para os clientes fiéis.
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Storytelling
O Storytelling aparece duas vezes, pois se trata da arte de contar histórias e pode ser usado em diversos contextos. Por exemplo: quando uma empresa mostra os cases de sucesso, está fazendo uso do storytelling.
Também faz uso do storytelling a empresa que é capaz de conectar o nome da marca aos desejos e anseios de um cliente. Essa marca então se torna um guia, ou uma ferramenta, para que o herói (cliente) conquiste o objetivo.
Há infinitas maneiras de usar o poder das histórias para aumentar o alcance de uma marca. Portanto, o storytelling definitivamente merece estar entre as principais tendências de marketing para os próximos anos. Fique de olho nele.
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Copywriting
A escrita de textos persuasivos pode não ser novidade no universo da publicidade, entretanto, o copywriting hoje é capaz de atingir efeitos que antes não eram possíveis.
Com o aumento da disponibilidade de informações, as diversas descobertas científicas sobre o funcionamento do cérebro e inúmeros estudos sobre comportamento humano. Copys hoje tem muito mais impacto e aceitação.
Ou seja, é dever de todo empreendedor olhar com muita atenção para essa tendência de marketing, já que o copy sempre foi forte e tem tudo para crescer cada vez mais.
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Social Listening
Essa é a tendência que mais ganhou força e forma nos últimos anos. O Social Listening surge quando as pessoas exigem que as marcas tenham uma posição clara sobre diversas questões sociais latentes.
Por exemplo: marcas de shampoos que expandiram o catálogo e hoje oferecem produtos para os mais variados tipos de cabelos. Lojas de produtos de beleza que hoje vendem opções para os mais variados tipos de pele.
Mas cuidado, engana-se quem pensa que o Social Listening fala apenas de aceitação. Há inúmeras exigências do público e é dever das marcas prestar atenção a elas e garantir que seus consumidores se sintam ouvidos, entendidos e respeitados.
A palavra de ordem para Social Listening é respeito. E as empresas que não prestarem atenção neste ponto estão realmente perdidas no mercado.
Palavras finais sobre tendências de marketing
Como você pode perceber, hoje nós comentamos sobre as tendências de marketing, e não sobre ações em si. Se você pesquisar artigos do mesmo tema encontrará dicas como: vídeos, podcasts, e-books, etc.
Entretanto, essas coisas não são estratégias, como explicamos, são ações.
E é muito importante que você entenda uma coisa: uma ação só tem efeito se estiver amparada por uma boa estratégia.
Sem a estratégia correta, até o melhor vídeo do mundo não vai surtir efeito. Ele pode viralizar, mas não vai vender ou causar impacto no mercado. E as nossas dicas são para causar impacto.
Afinal de contas, nossas estratégias de marketing foram selecionadas com base em resultados.
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Agradecemos a leitura e até a próxima.