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Como driblar a crise com Marketing Digital

“Em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços.” Hierophant Magazine

Existem dois perfis de empreendedor: o que lamenta sobre a fase ruim e quebra a empresa ou aquele que vai para cima e aproveita a oportunidade para propor novas soluções e suprir as demandas que surgem no período de recessão econômica. Qual deles você é?

Se o seu perfil é o do pessimista, deixa eu te falar uma coisa. Quando você decidiu empreender, você tinha um sonho, algo muito forte que te motivou a dar o start inicial. Nada pode brecar esse seu projeto, nem uma crise passageira.

Para te dar uma injeção de ânimo, separei um dado importante. Segundo o Relatório de Mercado Focus, ainda em 2019, a expectativa é que o PIB cresça 2,48%.

Agora, se você é ousado e otimista, usar a criatividade para driblar a crise e encontrar caminhos com baixo custo e que gerem resultados expressivos, não será uma tarefa difícil.

Seja qual for o seu perfil empreendedor, nosso objetivo é ajudar você a extrair o melhor do Marketing Digital para elevar o seu faturamento em tempos de crise. Você é capaz! Veja alguns ensinamentos importantes para você chegar lá:

Tenha um vendedor online 24h por dia

Achou estranho esse título? Mas é dessa forma que você deve enxergar o site da sua empresa, como o seu maior vendedor. É ele que está em contato direto com o seu público 24 horas por dia, 7 dias por semana e você precisa garantir, de forma estratégica, que os seus visitantes tomarão as ações desejadas dentro do seu site. Não há espaço para achismos ou ruídos. O tiro precisa ser certeiro para você gerar leads.

Ok, mas como otimizar os resultados do seu site? Com um pouco de empenho e dedicação, as dicas a seguir, se colocadas em prática, desvendarão esse mistério. Confira:

Conteúdo claro e objetivo

Se pergunte agora, em quantos sites, inclusive no seu, você navegou, navegou e finalizou a experiência sem encontrar o que procurava? Muitas não é mesmo?

O consumidor moderno continua tendo desejos de consumo e a sua principal função é garantir que ele, ao entrar em seu site, entenda em frações de segundos, o que você faz. Veja um bom exemplo aqui. Note como a chamada do banner é objetiva, clara e sem ruídos. Existe uma conexão entre o título, subtítulo e a chamada para a ação, que deve ser atraente e direcionar o visitante para o próximo passo.

O que você jamais deve esquecer

O Google obtém mais de 100 bilhões de pesquisas por mês. (Mashable, 2015). Dentre milhares de sites disponíveis e acessíveis, você foi encontrado. Não perca essa oportunidade falando bobagens ou literalmente “enchendo linguiça”. Crie conteúdo atraente, que converse com o seu persona, que encante, e o principal: que entregue rapidamente a resposta para o que ele procura.

  • Crie call to actions que convertam
    Fuja do óbvio! Todos criam ctas com textos como: saiba mais, leia mais, clique aqui, fale conosco e por aí vai. Amarrar seus ctas com o contexto do seu site, atrai e converte muito mais, do que chamadas à ação sem graça e repetitivas.

    Para você testar se os seus call to actions realmente são efetivos, aplique esse teste: Convide alguém que jamais navegou em seu site para observá-lo por cinco segundos. Após esse tempo curto, feche o navegador e pergunte para essa pessoa o que ela lembra da página.

    Se ela não mencionar o que você faz e qual era o próximo passo que ela deveria dar, é provável que o seu cta e a mensagem que deseja transmitir não estão sendo objetivas e claras.

    Para otimizar seus call to actions, reveja alguns pontos para melhorar:
  • Posicione ele de forma estratégica para envolver o persona;
  • Use elementos gráficos para ajudar a orientar o visitante até o cta;
  • Faça testes A/B para encontrar a cor que mais converte.

Seja criativo para chamar a atenção dos seus visitantes.

Produza suas próprias imagens

Muitas vezes, o primeiro recurso que usamos na hora de incluir imagens em nosso site, são bancos de imagens. Eu não tenho nada contra, inclusive te indico esse link com 84GB de imagens free para baixar, mas nada como produzir suas imagens. Essa simples prática, sim, eu digo simples, porque hoje em dia com a própria câmera do seu smartphone, já é possível tirar ótimas fotos, você se coloca à frente da maioria. Mostrar seus produtos, sua empresa, seus colaboradores, torna o seu site mais humano, real e acessível.

Ao longo de todo o artigo eu venho falando e repito, seja criativo, não tenha medo de inovar.

Engaje de vez nas mídias sociais

Pensei alguns minutos se deveria colocar esse tópico. Não porque me resta alguma dúvida de que as mídias sociais sejam efetivas, mas porque parece algo óbvio e ultrapassado. Mas te questiono agora: De fato, você engajou depois de tanto ler sobre como usar as mídias sociais para o seu negócio? Seu público interage com sua marca? Você gera oportunidades de negócios através das mídias sociais? Você cria um relacionamento de amor com o seu público postando e respondendo suas menções? Eu ainda tenho dúvidas se todos estão seguindo esse caminho e extraindo o melhor dessas ferramentas.

Caso mentalmente você tenha respondido NÃO as perguntas levantadas acima, listo abaixo algumas estatísticas para te lembrar como as mídias sociais podem ser efetivas para o seu negócio:

  • 72% dos usuários adultos de internet usam o Facebook. (Pew Research Center, 2015)
  • O Instagram possui 500 milhões de usuários ativos mensais. (Statista, 2016)
  • O LinkedIn é a única plataforma de mídia social onde as taxas de uso são maiores entre 30 a 49 anos de idade. (Pew Research Center, 2015)
  • 92% dos comerciantes dizem que as mídias sociais são importantes para seus negócios. (Social Media Examiner, 2015)
  • Ao gastar apenas seis horas por semana, 66% dos profissionais de marketing vêem benefícios de geração de leads com as mídias sociais. (Social Media Examiner, 2015)

Os dados não mentem e mostram que ficar de fora das mídias sociais é inadmissível, mas estar só por estar, também não faz sentido nenhum. Por isso, veja como de fato você pode começar a obter resultados usando essas ferramentas:

  • Envolva seus seguidores nas postagens: Crie posts com conteúdo que instigue os usuários a interagirem. Faça perguntas, peça para eles marcarem seus amigos em suas publicações, invista em quis e crie testes.
  • Aposte em imagens criativas e de alta qualidade: Tire fotos da rotina da sua empresa, produtos e do seu time. Use a criatividade e traga seus seguidores para dentro da realidade do seu negócio.
  • Entenda qual é o perfil de cada mídia social: Não adianta criar conteúdo para o Facebook e replicá-lo para as demais mídias. Cada ferramenta tem sua linguagem e público, por isso identificar quais são as práticas para cada uma, é o melhor jeito de engajar. Por exemplo, no Facebook, Instagram e Pinterest, conteúdo visual como boas fotos tendem a repercutir melhor. Já no LinkedIn,  conteúdo mais business como estatísticas, cases, diagnósticos gratuitos, dicas e frases motivacionais tentem a interessar mais os usuários.
  • Use todas as funcionalidades das ferramentas: As mídias sociais estão em constante atualização. Fique de olho e seja o primeiro a usá-las. No Instagram, por exemplo, o Stories está em constante evolução, liberando frequentemente atualizações, como as enquetes, perguntas, GIFs e muito mais. Para ter maior visibilidade em suas histórias do Instagram, use hashtags e mencione seus seguidores.

O marketing só tem valor quando entrega resultados

Vamos ser sinceros, em tempos de crise, um dos principais recursos usados pelos CEOs para ganhar folego e sobreviver ao período de recessão econômica, é a redução de custos. O que ontem era necessário, hoje, é visto como supérfluo e pronto para ser cortado. Um dos principais itens a entrar na faca é o marketing, mas por quê?

Se olharmos como os CEOs, a resposta será rápida e óbvia. Quando você contrata uma agência que se diz “especialista” em gerar demanda, existe uma expectativa, objetivos e metas a serem atingidas. O seu principal foco é: vender mais e gerar novas oportunidades de negócios. Porém a frustração começa quando você percebe que os profissionais envolvidos na estratégia para elevar o seu faturamento, não tem foco em resultados, são inexperientes, sem processos e não entregam o que prometem.

O erro de contratar uma agência amadora e sem experiência custa caro, pois o que era para ser fonte de receita, torna-se um centro de custos. E esse é o principal motivo para o marketing ser cortado das empresas.

Dica: Para encontrar uma agência parceira capaz de entregar resultados tangíveis a sua empresa, fique de olho nos seguintes pontos:

  • Procure por profissionais especialistas na área de atuação do seu negócio;
  • Avalie cases, depoimentos e os clientes que a sua potencial agência parceira possui;
  • Pesquise sobre a reputação da agência nas mídias sociais e em sites de busca;
  • Faça reuniões presenciais e questione sobre os processos e a entrega de resultados;
  • Busque sempre por agências inovadoras, visionárias e em constante crescimento.

Economistas já sinalizam uma luz no fim do túnel e começam a prever um crescimento expressivo para 2019. Se olharmos outras crises, todas elas passaram e trouxeram um “boom” de crescimento. Tudo é passageiro e você não deve jamais desanimar, pelo contrário, saber driblar os desafios e aprender com eles é a maior fonte de fortalecimento.

Quem sobrevive a uma crise, sobrevive a tudo! Espero que nossas dicas tragam otimismo e ajude você a crescer seus resultados. E lembre-se: use a criatividade.

Você está colocando em prática alguma ação diferente das mencionadas neste artigo, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Ela certamente ajudará outras pessoas a superarem esse desafio também. Até a próxima.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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