Vídeos de 15 segundos, influencers construídos inteiramente no TIK TOK, estratégias de marketing com apenas uma frase, este é o poder do conteúdo Snackable. Hoje nós vamos falar sobre como aproveitar essa onda e produzir conteúdo de valor.
Quer saber como as redes sociais migraram dos famosos textões e foram parar nos vídeos curtíssimos? Quer entender o que é feito um meme? E um vídeo viral então?
Este é o seu artigo. Vamos falar sobre todos estes temas e mais alguns outros.
Vem ver de perto o que é o termo Snackable e como ele transformou a forma como nós produzimos e consumimos conteúdo.
Fique confortável e aproveite a leitura.
O que é Snackable?
Termo que vem do inglês Snack, palavra usada para definir um lanchinho rápido, ou aquele salgadinho muito comum aqui no Brasil. Então, Snackable é o termo para “conteúdos rápidos, leves e diretos”, em uma interpretação livre.
Em resumo, Snackable é todo conteúdo que pode ser compreendido, digerido e interpretado em poucos instantes.
Pense em um Meme. Os Memes mais eficazes são aqueles que têm pouquíssimos textos, mas são capazes de condensar uma longa mensagem em algumas imagens. É esta energia de falar muito usando pouco que está no coração do conteúdo Snackable.
Como as redes sociais mudaram após a tendência Snackable?
Você se lembra como era a comunicação no Orkut? Deixa a gente refrescar sua memória.
O Orkut era composto, basicamente, por perfis e comunidades. E essas comunidades eram apenas listas e mais listas de textos. O usuário aparecia na comuna, abria um novo tópico e todos ali conversavam usando longos textos.
Até que as coisas começaram a mudar.
É bem verdade que o começo do Facebook também apresentou os mesmos elementos. Inclusive, o Face ficou conhecido como a rede social do textão – Aquela estratégia usada para defender um ponto ou refutar um argumento.
Todos estavam escrevendo textões e assim compartilhamos as nossas opiniões Foi a época de ouro para os Blogs, textões por excelência.
Mas, o nível de atenção do público mudou
Entretanto, com o aumento da oferta por entretenimento (novos serviços de streaming, melhora na conexão de internet, novas redes sociais surgindo) o público ganhou em conteúdo, mas perdeu muito em poder de concentração.
Hoje, um leitor não tem mais paciência para terminar um artigo longo na internet.
Então, nasceu a tendência Snackable. Que é a produção de conteúdo com foco total em apresentar uma mensagem clara, direta e eficaz.
Exemplos de conteúdo Snackable
Basta acessar os vídeos mais famosos do Tik Tok, ou olhar para os Influencers mais conhecidos do Instagram e você vai se deparar com conteúdos Snackable por todos os lados.
Um vídeo de 5 segundos é capaz de apresentar soluções que um texto de mil palavras pode não conseguir.
Veja, o segredo do Snackable é dizer tudo o que precisa ser dito, sem enrolação. Do modo mais prático possível para o consumidor.
Afinal de contas, este consumidor não tem mais tempo a perder
Existe uma velha frase entre os escritores que diz “se você quer escrever um bom texto de 500 palavras, escreva um mediano de 1.000 e corte tudo”.
Agora, está lançado o desafio. Olhe para o conteúdo produzido pela sua marca e questione-se: será que este conteúdo é Snackable? Será que eu estou passando a mensagem do modo mais prático e direto que posso? Será que eu não poderia simplificar mais?
A resposta é quase sempre sim.
Snackable: não é fácil colocar em prática
Ao longo do artigo você pode ficar com a impressão que o conteúdo Snackable é mais simples de ser produzido que um conteúdo normal. Engano puro.
É desafiador encontrar a frase perfeita, a foto ideal, o vídeo curto, sucinto e conciso. Todas essas coisas exigem preparo e empenho do time de marketing. Portanto, se você deseja um conteúdo Snackable realmente eficaz, procure uma equipe especializada em conteúdo de alto impacto.
Quer saber como colocar a tendência Snackable na comunicação da sua empresa? Entre em contato conosco. Nosso time de atendentes está disponível para conversar e propor inúmeras soluções.
Agradecemos a leitura e até a próxima.