Home office: vantagens e desvantagens para as empresas
Home office: vantagens e desvantagens para as empresas

Home office: vantagens e desvantagens para as empresas

A pandemia de coronavírus trouxe à tona uma nova realidade profissional para muitas empresas: o home office. Vantagens e desvantagens do método muitas vezes se confundem, em especial na perspectiva do gestor.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria BTA, 60% das companhias acham que transformar o ambiente presencial em virtual é a maior dificuldade do processo. No entanto, existem vantagens para os gestores nesse sistema de trabalho, de aspectos financeiros a qualidade de vida.

Se você quer dar esse passo, descubra os prós e contras e avance com o seu negócio durante a crise. Confira o que preparamos no artigo e fique por dentro das mudanças!

O home office

O trabalho em casa já vinha se consolidando como tendência. Nos últimos anos, o número de profissionais exercendo atividades em sistema home office aumentou: 16,2% em 2017 e 21,1% em 2018.

O coronavírus, na verdade, surgiu como um acelerador dessa tendência, e profissionais que podem trabalhar remotamente estão nessa nova rotina. Agora, no atual cenário de crise, o home office pode ser a solução ideal para a sua empresa.

Além disso, caso o trabalho remoto seja possível, a pandemia pede por medidas desse tipo. Então, esta é a hora de adotar esse método profissional se seu segmento permitir.

Mas como essa alternativa pode ser a mais vantajosa do ponto de vista dos gestores? Confira a seguir! Vale lembrar, os prós e contras devem ser avaliados de acordo com a sua empresa.

Vantagens do home office

Se você precisa de alguns bons motivos para apostar no trabalho remoto, aqui estão eles:

1. Redução de custos

Os gastos com infraestrutura do ambiente de trabalho são reduzidos. Isso porque há menos pessoas para fazerem uso dos espaços e comodidades da empresa. Esse pode ser um ponto determinante neste momento.

2. Mais lucros

A partir do que foi mencionado, um esquema bem pensado de home office pode trazer muito mais lucros para a sua empresa. Entre as vantagens do home office nesse cenário, essa também é destaque.

3. Flexibilidade

Quando as companhias deixam os colaboradores mais livres, o horário de trabalho pode ser mais flexível. Essa medida é benéfica para os gestores pois permite que os profissionais possam trabalhar no período mais produtivo para cada um deles.

4. Menos estresse

Para colaboradores que sentem diariamente o estresse do deslocamento e do tempo no trânsito, esse aspecto pode comprometer a produtividade. Trabalhando remotamente, esse problema não existe.

Desvantagens do home office

Quais impactos o trabalho de casa pode trazer? Confira:

1. O profissional fica isolado

Hoje, com as ferramentas digitais, esse cenário muda um pouco. O trabalho individual sem a presença dos colegas pode interferir no rendimento. Juntar o time para conversas semanais por meio de plataformas digitais é uma boa saída.

  1. Menos produtividade

Muitos profissionais enfrentam dificuldades com a produtividade quando estão em casa. Afinal, não faltam distrações e há quem faça questão de ir para o local de trabalho. Esse aspecto é individual e pode sempre ser analisado.

  1. Menos colaboração

Em alguns casos, os profissionais que ficam isolados em casa se tornam menos colaborativos. Isso acontece porque reunir a equipe na empresa pode interferir diretamente no nível de colaboração dos trabalhadores.

A hora é agora

Em meio à pandemia, rever a necessidade de ter o seu time no local de trabalho é pertinente e pode garantir a sobrevivência do seu negócio. A redução de custos estruturais é um impulso financeiro, além de flexibilidade e mais saúde para os colaboradores. Assim, a produção pode se manter.

Os aspectos listados são uma referência. Mas, como citado, existem, sim, vantagens no método de trabalho remoto que podem ser bem exploradas. E, agora que você já sabe mais sobre home office, conhecendo vantagens e desvantagens do sistema, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais gestores se informem! 

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe uma resposta

Fechar Menu