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Como melhorar a experiência de compra em sua loja virtual?

Um dos principais objetivos das ferramentas de marketing verdadeiramente eficientes é melhorar a experiência de compra do usuário. Em um cenário no qual o e-commerce e as facilidades do comércio digital ganham força, a diferenciação competitiva está nos detalhes. Saiba para quem você vende, e mais: ofereça mais do que o seu público espera.

Se você se interessa por esse assunto, acompanhe o artigo que preparamos. Você vai aprender sobre a importância do Customer Success na fidelização e, também, vai conferir dicas práticas para aprimorar a vivência dos clientes. Já imaginou um acesso rápido e o seu consumidor satisfeito a ponto de recomendar a sua marca aos conhecidos?

Aproveite a leitura!

A jornada de compra no meio online

Afinal, melhorar a experiência de compra é realmente um dever das empresas? Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a impressão que o usuário tem de qualquer website depende de diversos fatores, o que eleva a importância desse investimento. Além disso, uma oportunidade mal aproveitada por parte do consumidor pode levar à perda do mesmo.

Por isso, cada chance de otimizar o contato do cliente com o que você tem a oferecer é viável. Melhorar a experiência de compra envolve múltiplos fatores, que incluem usabilidade, design, qualidade do atendimento e velocidade. Comprando mais no meio digital, o público se tornou mais atento e exigente: muitas vezes, uma aquisição compreende pesquisa e análise prévia.

Com o agravamento da pandemia, o universo do e-commerce se fortaleceu e o marketing se tornou primordial para os lojistas. Com tantas alternativas, como se diferenciar? Se outros oferecem bons produtos e serviços ou, ainda, vendem o mesmo que você, uma experiência memorável é o passo certeiro rumo à fidelização do cliente.

Um detalhe para você que quer melhorar a experiência de compra do seu negócio: cada percepção importa. Logo, os sentimentos dos compradores antes, durante e após a venda contam, indicando a importância da relação entre marca e cliente. Colocá-lo como o centro da estratégia é a medida mais  fundamental para um novo planejamento mais eficiente.

Melhorar a experiência de compra: confira dicas práticas

Separamos alguns passos simples, mas amplamente relacionados à estrutura das páginas e ao marketing das mesmas. Com o crescimento das plataformas online, esse é o momento de apostar em divulgação consistente e interações de qualidade. Começar agora é a melhor decisão.

Segurança e transparência são necessárias para melhorar a experiência de compra do seu e-commerce. Mais do que nunca, os consumidores querem se sentir amparados para finalizar o pedido, sem risco de fraude ou dados ausentes sobre políticas internas da loja. Atente-se a isso.

Investir em um conteúdo de alto valor agregado é essencial já que, como mencionado, o cliente percorre um longo caminho até muitas de suas compras. Compartilhe informações, opiniões e estimule o engajamento do público para aumentar a visibilidade e a percepção positiva do seu negócio.

Sobre o layout e a adaptabilidade, invista em um site responsivo. Boas versões mobile encantam os clientes, já que não há nada pior do que páginas desconfiguradas nos smartphones. A velocidade de carregamento também merece atenção, e a integração com outras plataformas é uma tendência altamente competitiva para melhorar a experiência de compra.

A integração com a loja física, se houver, é uma inovação centrada no consumidor que prioriza agilidade e simplificação. Nesse sentido, um atendimento de excelência conquista e fideliza. Esteja pronto para tirar dúvidas, ajudar em escolhas personalizadas e utilize recursos como o chat.

Para tanto, o estoque não pode ser esquecido. Não adianta divulgar produtos sem quantidade suficiente para venda, ou guiar o cliente até o fim do pedido sem que ele saiba que o item esgotou. Esse cuidado impulsiona compras mais conscientes e torna o tempo online mais bem aproveitado, indicando que a marca se importa com a impressão do consumidor.

Melhorar a experiência de compra também envolve as redes sociais: não há como crescer e inovar sem elas. Vale lembrar que não adianta apenas criar perfis estéticos e com bom design, mas que não respondem. A relação próxima promovida pela interação é o que realmente conta, e o maior diferencial é a linguagem única, que carrega o DNA do seu negócio. Aposte!

Um marketing de excelência é um diferencial no e-commerce

Em tempos de tanta praticidade para comprar online, melhorar a experiência de compra depende de detalhes que transformam a percepção do cliente. Sites rápidos, responsivos e cheios de informação relevante são essenciais, assim como um bom atendimento. Interagir, responder e estar presente é outro aspecto determinante, aliado à segurança e à confiança do comprador.

Melhorar a experiência de compra é, portanto, uma otimização atrelada à escolha acertada de recursos. Conquistar o cliente com excelência nunca foi tão importante: a agilidade das interações eleva a exigência. Por isso, confira outro conteúdo que preparamos sobre marketing para e-commerce e descubra se vale a pena contratar uma agência especializada.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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