Você está visualizando atualmente Produção de conteúdo para site: por que investir nessa estratégia
Produção de conteúdo para site por que investir nessa estratégia

Produção de conteúdo para site: por que investir nessa estratégia

Você já entrou em um site, navegou por ele e simplesmente não identificou, de forma rápida, o que a empresa faz? Isso acontece com sites mal estruturados e, principalmente, com conteúdo nada objetivo. Reservar um tempo para criar uma estratégia de conteúdo para o seu site, pensando no seu persona e como você pode tornar essa experiência de navegação o mais simples possível, é essencial para o sucesso das suas páginas.

Oriente e eduque!

A produção de conteúdo é uma maneira eficiente de compartilhar conhecimento com o público, que passa a se identificar com a marca porque percebe que ela pode auxiliá-lo a resolver um problema, por isso cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content) Portanto, a empresa passa então a atuar não somente como fornecedora do produto ou serviço, mas também como educadora e orientadora.

Por onde começar?

Por exemplo, para alcançar esse patamar, não basta disponibilizar qualquer conteúdo, desprovido da preocupação com a plataforma de divulgação e a orientação quanto às tendências de mercado. É preciso ter cuidado com a informação.

O objetivo principal não é necessariamente a venda direta de um produto ou serviço – a produção de conteúdo é uma estratégia mais sutil. E por que? Ela visa educar o consumidor para que ele perceba, por si só, que necessita daquilo que a empresa comercializa. Esse tipo de preocupação posiciona a empresa como especialista em seu segmento.

Segundo a Aberdeen, o crescimento ano após ano no tráfego do site original é 7,8x maior para os líderes de marketing de conteúdo em comparação com seguidores (19,7% contra 2,5%). Em outras palavras, isso acontece porque líderes produzem conteúdo de valor e que de fato educam.

O conceito ganha cada vez mais espaço no mercado porque o perfil do consumidor mudou. Por exemplo, pesquisadores B2B fazem 12 buscas em média antes de se engajar no site de uma marca específica. (Google, 2014). As estratégias de fidelização e motivação econômica perderam poder diante de um cliente cada vez mais atualizado e exigente. A tecnologia digital não pode ser ignorada pelas empresas.

Atualmente é possível pesquisar inúmeras empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço com apenas poucos cliques. E sabe por que? A compra deixou de ser impulsiva. Além disso, é preciso se destacar em meio a esse mar de opções, diante de um consumidor cada vez mais consciente.

Por que essa estratégia é relevante?

A produção de conteúdo é uma estratégia eficiente de comunicação e relacionamento com potenciais clientes. Segundo a Ascend2, 72% dos gestores dizem que a criação de conteúdo relevante foi a tática de SEO mais eficaz. Porque é ela quem mais tem a capacidade de gerar tráfego em sites por meio de uma característica dinâmica, planejada para a renovação periódica de informações.

A forma como o conteúdo é elaborado também é fator decisivo para o sucesso dessa estratégia. E sabe por que? Ler textos na internet é diferente de ler um jornal ou revista, e quem produz conteúdo precisa saber disso, porque a forma de escrever também é diferenciada. Não se trata, portanto, do tamanho do texto. É mito achar que a internet só permite pequenas notas padrão Twitter. Trata-se da forma como o conteúdo é elaborado para conquistar o leitor e fazê-lo acessar o site novamente.

Crie um site de alta performance


Mas isso é assunto para outro post. Por enquanto basta dizer que se você quer um site de alta performance, deve pensar também em investir no conteúdo. Lado a lado, eles trarão resultados para sua empresa. Pense nisso!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário