Você está visualizando atualmente A Ascensão da Inteligência Artificial: Transformando o Digital

A Ascensão da Inteligência Artificial: Transformando o Digital

A transformação digital, uma vez considerada “coisa do futuro”, tornou-se uma realidade indispensável para empresas de todo o mundo. No centro dessa renovação nos deparamos com a inteligência artificial (IA), que é um conjunto de informações que compila e aprende através das mesmas, criando textos e até mesmo imagens realistas. Essa revolução está redefinindo praticamente todos os setores da economia.

Neste artigo você vai encontrar informações importantes acerca dessa mudança, mostrando como a IA está revolucionado o futuro digital e o papel crítico que desempenha na manutenção da relevância empresarial na nova era digital.

A Evolução da Inteligência Artificial e o Impacto do ChatGPT

Um estudo realizado pelo Meio & Mensagem em parceria com a Kantar Ibope Media sinalizou que 43,6% dos entrevistados adotam e aprimoram as novas tecnologias baseando-se na IA como prioridade estratégica. Essa evolução, principalmente evidenciada com a chegada do ChatGPT, destaca uma mudança importante na maneira em que as empresas entendem e integram a inteligência artificial em suas operações.

É importante reforçar que a trajetória da IA para a estratégia empresarial é notável, antes mesmo do surgimento de tecnologias que rompem os “padrões”, como o ChatGPT. Por vezes a IA ocupava o segundo lugar dentre as prioridades de investimento das empresas, no entanto, a eficácia comprovada da IA na transformação de operações, automação de tarefas repetitivas e na geração de insights valiosos, rapidamente a deixou em primeiro lugar!

O lançamento do ChatGPT marcou uma mudança na direção do uso da IA. Essa ferramenta validou o potencial da inteligência artificial para a realização de tarefas complexas, além de servir como estímulo para as empresas repensarem sobre seus avanços tecnológicos e a quantos passos estão a fim de integrar essa inovação potencialmente transformadora em suas empresas.

A Transformação Digital vislumbrando o Futuro da IA

O futuro no universo digital contando com a chegada da IA é tão promissor quanto incerto, por isso é importante que as empresas desde já se preparem para a transformação, para que estejam sempre à frente nessa corrida tecnológica.

Para isso é necessário investir em estudos e desenvolvimento, para estar sempre atualizado com as últimas tendências e avanços tecnológicos, criando assim uma cultura organizacional que valorize a aprendizagem e a adaptabilidade.

Admitir que esse é um recurso indispensável automaticamente irá mudar as mentalidades estagnadas para inovadoras, permitindo que as empresas explorem novas aplicações de IA testando rapidamente novas ideias e implementando soluções que possam oferecer vantagens competitivas sustentáveis.

A IA Como Bússola para a Transformação Digital

A inteligência artificial superou seu status de “modinha tecnológica” para se tornar peça fundamental na estratégia de transformação digital de qualquer empresa moderna. O impulso dado pelo ChatGPT evidenciou a importância da IA na reestruturação do novo cenário empresarial.

Aqui na Poussée, estamos atentos às novidades dessa transformação, ajudando nossos clientes a explorar e implementar soluções de IA que otimizam as operações e abrem novas possibilidades de inovação e crescimento.

Leia também: Estratégias Empresariais para Resiliência e Crescimento

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário