Você está visualizando atualmente Como um gestor de tráfego pode fazer você vender mais

Como um gestor de tráfego pode fazer você vender mais

Pergunta rápida: você quer mais visitantes para o site da sua empresa, certo? Pois, você sabe que ao ter mais visitantes o número de leads entrando no seu processo de vendas será maior e, no fim, aumentarão as conversões, correto?

 

Pois bem, então você já tem uma ideia de como o gestor de tráfego é capaz de aumentar as vendas da sua empresa. Tudo o que falta é eu te explicar o passo a passo de como isso acontece.

 

E é exatamente isso que eu pretendo fazer. Então, vem comigo até o final do artigo que você vai gostar do resultado. 

Qual é o papel do Gestor de Tráfego?

Em resumo, um gestor de tráfego é responsável por organizar o tráfego nos seus canais de relacionamento. 

 

Quando falamos de tráfego, falamos do fluxo de visitas no seus canais, seja o seu site, landing page, blog, redes sociais e etc.

 

Mas então, o papel do gestor de tráfego é só cuidar dos seus meios de comunicação? Não!

 

Além de gerenciar suas fontes de tráfego, o Gestor é responsável por segmentar e qualificar a sua audiência de acordo com o seu modelo de negócio, otimizando desse modo a aplicação dos seus recursos investidos na estratégia de marketing digital.

 

Quando falo em qualificar a audiência, entende-se que o principal objetivo é trazer até os seus canais de relacionamento um público que realmente esteja interessado no seu produto ou serviço e tenha verdadeiro potencial de se tornar cliente.

 

Para que isso funcione, no entanto, é necessário um profissional qualificado, com conhecimento aprofundado a respeito de cada fonte de tráfego e com as melhores abordagens para cada modelo de negócio.

O gestor de tráfego economiza o seu tempo

Quando o tempo é escasso as atividades de marketing são frequentemente colocadas em segundo plano até que se tornem absolutamente confusas e ou sem ligação.

 

Ao contratar uma agência para fazer a gestão do tráfego, você está pagando para alguém trabalhar ativamente em suas campanhas para trazer novos leads e economizar dinheiro, evitando cliques ou impressões com valores elevados, que podem estar esgotando seu orçamento.

Ele também entende o comportamento do seu consumidor

O público que entra e sai de suas páginas diz muito sobre o seu posicionamento e marca.

 

E o gestor está presente para analisar e acompanhar esse comportamento.

 

Ao acessar a sua página, o seu público-alvo pretende apenas uma intenção: identificar se você pode ajudá-lo. 

 

Pois bem, todo o seu trabalho e planejamento desenvolvido gerará uma resposta ou um resultado.

 

Com a análise desses dados é possível compreender no que errou ou acertou em sua proposta.

 

O tráfego pago é obtido por publicidade ou anúncios com um pagamento. Um dos exemplos, são os banners pagos e veiculados em sites parceiros.

 

Ou seja, você cria uma campanha e paga pela veiculação. Podendo ser um valor pago por mil impressões  ou com custo apenas quando o usuário clica no anúncio. O valor investido pode ser pago com lances automatizados em busca de potencializar o investimento em conversões.

O gestor de tráfego cuida das métricas mais importantes

Existem métricas relevantes em tráfego pago que devem ser acompanhadas de perto.

 

Essas métricas irão nos mostrar se as campanhas estão com a performance esperada e servem como referência para análise e otimização das mesmas.

 

A esses dados relevantes damos o nome de KPI (Key Performance Indicator) ou em bom português, Indicador Chave de Performance. Os principais KPI’s em tráfego pago são:

 

  • CPC: É o custo por clique, o valor que você paga por cada usuário que clica no seu anúncio.

 

  • CPM: E o custo por mil impressões, a cada mil vezes que seu anúncio aparece para os usuários é cobrado o valor x.

 

  • ROAS: Referente ao retorno que você tem sobre suas campanhas, a sigla em uma abreviação em inglês para “Return on advertising spend” que significa “Retorno sobre gastos com anúncios”. Exemplo: se você investe mil reais em uma campanha e vende 40mil você tem um ROAS de 40x.

 

  • ROI: Referente ao retorno líquido sobre seu investimento. O ROI é calculado subtraindo os custos totais da operação do negócio sobre o valor bruto realizado em vendas. Após retirar os custos totais, se divide o lucro pelo valor do investimento e assim temos como resultado final o retorno líquido ou real sobre o investimento.

 

  • CPV: Métrica aplicada a anúncios de vídeo. É o custo por cada visualização de um vídeo.

 

  • CTR: É a taxa de cliques, a razão entre o número de cliques recebidos no anúncio e o número de vezes que foi exibido para os usuários. Cliques/Impressões.= CTR.

 

  • CPA: É o custo de aquisição, o valor médio que é gasto a cada venda fechada.

O gestor pega na mão do cliente e leva ele até você, lá, a qualidade do seu produto fará o resto

 

Suas vendas aumentam, pois o seu produto é bom. Tudo o que o gestor de tráfego faz é garantir que mais pessoas, com o perfil certo e os desejos certos, entrem em contato com a sua solução.

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário