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Responsivo x Mobile: Qual é a melhor versão para o seu site

Responsivo x Mobile: Qual é a melhor versão para o seu site

“A simplicidade é a maior sofisticação. ” Leonardo da Vinci

Dentre os milhares de conteúdos disseminados na web todos os dias, muito se fala sobre o mobile-friendly.

E não é por menos, segundo a Cisco, o uso médio de smartphones cresceu 38% em 2016 e o tráfego de dados móveis aumentou 18 vezes nos últimos 5 anos. E se pensarmos mais a frente, a Cisco aponta que o tráfego global de dados móveis aumentará sete vezes até 2021.

Os dados apresentados acima só reforçam o que já sabemos: o futuro será móvel. Da mesma forma, precisamos para ontem pensar na experiência do usuário, no entanto definir a melhor versão não parece uma tarefa simples. E por que?

Abaixo eu vou mostrar que, com uma análise mais profunda, você conseguirá tomar essa decisão de forma assertiva. Vamos lá?

Versão Responsiva

Sites responsivos são totalmente flexíveis e adaptáveis a qualquer tamanho de tela. Não importa o dispositivo que você esteja usando, essa versão permitirá uma experiência fluída, mais dinâmica e automática.

Segundo o Google Think Insights, a expectativa dos usuários é acessar o seu site através de qualquer dispositivo móvel e encontrar o que procura. Caso isso não ocorra, as chances dele desistir da navegação e buscar outra fonte é de 61%.

Prós

  • Custos: Sites responsivos são mais baratos por ser necessário construir apenas uma versão do site, uma vez que ele se adapta automaticamente a qualquer tipo de tela através de recursos de HTML, CSS e Javascript.
  • Preferência do Google: O design responsivo é o padrão de design recomendado pelo Google. O tráfego orgânico de sites que optam pela versão responsiva é maior, devido a preferência do Google por essa versão.
  • Taxa de conversão elevada:  Devido a experiência de navegação e performance positivas, a aceitação do website é maior, por isso as conversões tendem a ser elevadas.
  • Taxa de rejeição reduzida: A taxa de rejeição é menor, uma vez que o site é totalmente focado na experiência do usuário.

Contras

  • Desempenho:  Sites responsivos podem ser mais lentos, por não serem programados e desenvolvidos por profissionais experientes. Isso acontece porque todo o conteúdo do site, até mesmo os ocultos, precisam ser carregados pelo navegador do usuário.
  • Imagens: As imagens precisam ser compactadas para não comprometer a velocidade. Você pode verificar a velocidade do seu website móvel aqui.

Versão Mobile

Sites mobile são desenvolvidos para se adaptarem em qualquer dispositivo móvel, independente do tamanho da tela. Contudo, eles não são compatíveis com notebooks e desktops.

Por exemplo, a versão mobile de um website é desenhada totalmente pensada no usuário e difere da versão original do website. Além disso, em alguns casos, o site mobile é hospedado em um subdomínio.

A versão mobile é bastante recomendada para portais de notícias e e-commerce, que precisam compactar, de forma estratégica, suas informações como:  produtos, banners, botões e publicidade.

Prós

  • Conteúdo direcionado: O conteúdo de websites mobile é desenvolvido com foco no usuário de dispositivos móveis.
  • Experiência de navegação única: Por ser desenvolvido com foco totalmente nos usuários de dispositivos móveis, a experiência de navegação é intuitiva e personalizada e direcionada.

Contras

  • Busca orgânica: Por usar no mínimo duas URLs, os websites mobile perdem rankeamento no Google.
  • Custo elevado: Em casos de redesenho do website, será necessário precificar a versão oficial para desktops e notebooks e a versão mobile, gerando um custo elevado em relação a versão responsiva.

O que podemos concluir?

Como você pode ver, ambas as opções têm seus pontos fortes e fracos e o aconselhável é você escolher a que melhor se enquadra na sua estratégia de marketing digital, além disso seu ramo de atuação e público-alvo.

Portanto, seja qual for sua escolha, ter uma agência parceira, com profissionais especializados e experientes no desenvolvimento de websites de alta performance é essencial para garantir resultados expressivos.

Boa sorte!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

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