Você está visualizando atualmente Os vídeos vêm aí! Dicas para quem deseja produzir conteúdo em 2022

Os vídeos vêm aí! Dicas para quem deseja produzir conteúdo em 2022

A era dos vídeos chegou de vez. Quando se fala em marketing, é preciso entender o valor de acompanhar as tendências sociais e de estilo de vida. Por isso, nunca foi tão importante saber algo sobre produzir conteúdo de vídeo em 2022. Preparar seu material com cuidado pode ser a grande diferença entre atingir o público que você quer, enraizando nele o DNA da sua marca.

Precisando de dicas para produzir conteúdo em 2022 de qualidade e com alto valor agregado? Saiba, primeiramente, que a maioria das organizações tem problemas com a produção audiovisual por não compreender as etapas relacionadas a esse processo. Se você se interessa pelo tema, confira ao longo do artigo as dicas de especialista que separamos.

Aproveite a leitura!

 

Dicas para produzir conteúdo em 2022

Com a chegada de 2022 tão próxima, esse é o momento de organizar as ideias para o conteúdo que o seu negócio vai produzir. Mais do que compartilhar materiais, o que se leva ao alcance do público é parte de uma estratégia de marketing, cada vez mais inserida no amplo universo digital. Acompanhar o novo comportamento do consumidor é fundamental.

Mesmo quem não gosta de conteúdos audiovisuais precisa dar esse passo, já que os concorrentes têm apostado cada vez mais nessa ferramenta. Sabe por que? Os usuários passam mais tempo em páginas com vídeos, têm mais interesse em e-mails com eles e se engajam quando podem dar play. Logo, uma das dicas para produzir conteúdo em 2022 é mergulhar na criação de vídeos.

O primeiro passo para acertar nos roteiros de vídeos curtos é saber exatamente para quem você fala. As particularidades da sua buyer persona são extremamente relevantes aqui, já que o objetivo é utilizar os conteúdos como ferramenta para vendas. Desse modo, é indicado investir no que traz retorno, a partir de uma análise de perfil de público.

Também é necessário utilizar mensagens claras e reais, sem deixar de lado a marca registrada do seu negócio. O uso do logo e das cores que os consumidores já conhecem é uma medida, assim como apostar na linguagem já utilizada pela companhia. Quanto mais amigável e pessoal for a abordagem, mais chances ela tem de ser bem-sucedida.

 

O valor do tempo na produção de vídeos

Já que falamos em roteiros de vídeos curtos, fica a pergunta: qual a duração ideal de um conteúdo desse tipo? Não há resposta padrão, mas peças enxutas tendem a prender mais a atenção de quem assiste. No entanto, refletir sobre a proposta do material em relação ao funil de vendas é uma dica. Quanto mais perto do fundo, mais vale a pena investir em tempos maiores.

Afinal, vídeos mais longos também demandam mais cuidados na pré-produção e produção, elevando custos. Por outro lado, ao alcançarem um público com amplo potencial de compra, as dicas de vídeos aplicadas se transformam em vendas, lucros e possível fidelização. Em 2022, o audiovisual surge forte como tendência para captar clientes e mantê-los, em alinhamento com os comportamentos dessa audiência.

Para otimizar a produção de vídeos e produzir com mais qualidade, é indicado ter em mente as cenas que se deseja na produção. Planejar cada detalhe é uma dica valiosa, listando detalhes como data, local e equipamentos. Listar as cenas com todas as informações existentes ajuda a criar uma sequência de quadros do projeto.

Assim, fica mais simples visualizar a produção antes de realmente produzi-la. Para gravar, as dicas de vídeos que parecem óbvias poupam tempo e custos adicionais. É recomendado verificar previamente o local, listar os profissionais e materiais envolvidos, organizar as etapas com antecedência e ensaiar. Mergulhar na ferramenta de marketing do momento envolve, por fim, um investimento financeiro de acordo com a proposta da marca.

 

Vídeo curto não significa mensagem insuficiente

As dicas mais indicadas para produzir conteúdo em 2022 são as que colocam a perspectiva do consumidor em primeiro lugar. Afinal, é ele quem dita as melhores estratégias para as empresas transformarem mensagens comerciais em vídeo. O uso coerente do tempo, mesmo que curto, é o ponto de partida para ser lembrado e criar conexões genuínas com quem compra.

Vale lembrar que, hoje em dia, o formato do conteúdo é seu aspecto mais relevante para consumo, aumentando seu potencial de alcance. No artigo, você conheceu dicas de vídeos que são ideais para quem quer tirar os planos audiovisuais do papel. Quer entrar em 2022 com conteúdos certeiros para a sua audiência? Invista no poder dos conteúdos sucintos e surpreenda-se!

Suzana Chiodo

Co-founder da Agência Poussée, empreendedora, formada em Publicidade e Propaganda, especialista em branding e construção de marcas. Criei a Poussée para ajudar marcas a alinharem seu negócio e comunicação a partir do propósito. Meu objetivo é provocar a transformação de negócios e impactar em seu crescimento de forma humana, responsável e totalmente focada em performance.

Deixe um comentário